Blog

03/08/2021

5 atitudes que fazem uma transportadora ser amiga do meio ambiente

Pensar na preservação do nosso planeta é pensar também nos nossos próprios negócios a longo prazo - planejamento que faz parte de toda empresa. Mas será que até setores conhecidos por serem poluentes, como o de transportes, pode ser amigo da natureza? Aí vão cinco dicas de atitudes para observar na hora de escolher a sua transportadora parceira.
 
Descarte correto do lixo
Quando se trata de grandes empresas, como transportadoras, apenas separar o lixo sexo do lixo orgânico não é o suficiente. Respeitar as legislações vigentes de descarte e garantir que até as mecânicas parceiras fazem o descarte correto do seu lixo são importantes para garantir a continuidade de toda essa cadeia de serviços e a preservação da natureza.
 
Políticas de redução da poluição
Verifique se a sua transportadora está conforme a legislação vigente.
Desde 1981 existem leis e normas que regulam a atividade de transporte. Elas têm como ponto de partida o artigo 225 da Constituição Federal, que garante que todos devem ter acesso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A partir dela surgiram projetos como a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) ou lei de número 6.938, de 1981, com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), entre outras normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).
 
Estratégia de transporte
A estratégia é uma boa parte do trabalho de transporte, não é? Desde o volume da carga até o trajeto a ser feito pode ser planejado de forma mais proveitosa para o seu negócio e para o meio ambiente. Quanto menor o número de viagens para realizar uma entrega, menos gases poluentes são liberados na nossa atmosfera. E quanto menos avarias no seu produto acontecerem durante esse caminho, menor o volume de descarte. Todos ganham!
 
Escalas inteligentes
Que tal reduzir os trajetos de transporte com centros estratégicos de distribuição? Além de reduzir o tempo entre o pedido do cliente e a chegada do produto até ele, um trajeto menor significa menos tempo de estrada para o motorista e menos uso de combustível. Ou seja, mais qualidade de vida para os funcionários e menos gases poluindo a natureza.
 
Tecnologia 
Não é novidade que a tecnologia está ao nosso alcance para auxiliar na redução da poluição. Novos softwares e veículos contam com uma série de melhorias que auxiliam na rentabilidade do trabalho e na redução de danos ao meio ambiente. Sabia que o câmbio automatizado ajuda a reduzir o gasto com combustível e a emissão de poluentes? E que existem filtros que, ao serem instalados no escapamento, diminuem consideravelmente os gases tóxicos liberados?
 
A LOGBER tem no seu DNA o cuidado e a excelência no levar, sempre unindo a tradição do Grupo Bertolini com o olhar para o futuro e novas tecnologias, como, por exemplo, a frota ser equipada para reduzir a poluição causada pela queima de combustível. Está atenta à legislação vigente, e se preocupa com a preservação ambiental em todos os seus processos. Por isso, realiza a manutenção em oficinas credenciadas, que fazem o descarte correto dos materiais utilizados na frota.
 
A gente leva.
A gente cuida.
 
Da sua carga e do meio ambiente.
 
Voltar Quero fazer uma cotação