Blog

25/07/2022

BIG DATA: ENTENDA COMO MAXIMIZAR O SEU NEGÓCIO A PARTIR DE DADOS

Informação é conhecimento. E, com um mundo em constante transformação, cada vez mais surgem novas tecnologias para nos ajudar a compreender essa gama de dados. Dentro da logística, a compreensão dessas informações resulta em redução de custos, melhoria nos serviços, maior contato com o público-alvo, representando uma grande oportunidade para quem quer sair na frente da concorrência. 

 

Termo proveniente da área da Tecnologia da Informação (T.I), a Big Data é uma série de técnicas utilizada para tratar e armazenar um grande volume de dados. Ela está ancorada em 3Vs:

 

Volume: Já parou para pensar na quantidade de dados que podem ser processados hoje em dia? Apenas no Twitter, são 500 milhões de tweets por dia. Isso resulta em uma média de 12 Terabytes de tweets diários. 

 

Velocidade: Para muitos serviços, velocidade e dinamismo são fatores chave para um atendimento eficiente, como em um consultório médico ou a detecção de fraude em um sistema, por exemplo.

 

Velocidade: O registro de dados não é único. Hoje, podemos capturar e analisar diversos tipos de dados, sendo eles estruturados, que possuem um padrão de leitura, ou não-estruturados, que não possuem um formato padronizado para a leitura, como Word e Páginas de Internet.

 

Big Data na logística

 

Dentro da logística, a compreensão desse grande número de dados pode servir como forma de estratégia de negócio. Ou seja, ter uma visão amplificada de padrões que podem resultar em problemas para o seu negócio ou mesmo entender melhor os desejos de seus clientes e necessidades da sua frota. 


 

Pense que você está cuidando de um estoque para que nada falta no seu armazenamento. Com o uso da Big Data, os gestores conseguem expandir o controle sobre a cadeia de suprimentos, otimizar serviços operacionais e aumentar a precisão na entrega de seus produtos, além de saber exatamente o quanto está saindo e o que precisa ser reposto.

 

Nas estradas, o cenário não é diferente. De acordo com dados da Confederação Nacional de Transporte, em 2020, as rodovias federais brasileiras registraram 63.447 acidentes. Com a Big Data, você pode ter dados atualizados sobre o status das rodovias, buscando novas rotas e preservando a segurança do funcionário, respeitando prazos acordados.


Em resumo, a Big Data fornece um cruzamento de uma massa enorme de dados. Assim, você tem uma visão melhor sobre o seu negócio, antevendo problemas e pensando em melhorias para o seu empreendimento. E aí, vamos inovar? Acesse o nosso site em www.logber.com.br/blog e conheça mais novidades como essa.

Voltar Quero fazer uma cotação