Blog

25/07/2022

Como uma boa organização de carga ajuda a otimizar custos.

Na LOGBER, fazer o transporte do seu bem maior não é apenas uma tarefa, mas uma missão. E, como toda missão, a gente preza pela entrega ágil com cuidado e excelência. 

 

Agora, para chegar nisso, já imaginou se a gente pegasse e jogasse o seu produto para dentro do caminhão? Não dá, né. Além de poder danificar a carga, acreditamos que a falta de atenção e cuidado é um desrespeito ao consumidor. Aqui, a organização e o carregamento precisam ser pensados de forma estratégica, maximizando a eficiência e otimizando os custos.

 

Vamos pensar no Tetris. Encaixar as peças da melhor maneira possível para que não sobre nenhum espaço. Também, pode ser como dividir as compras na hora de voltar do supermercado, garantindo que o peso esteja distribuído da forma correta para não comprometer a estrutura. Abaixo, a gente te mostra algumas dicas de como a organização pode te ajudar a otimizar custos. 

 

Menos veículos e viagens = menor custo

 

Viagens envolvem custos. Diesel e manutenção do veículo são sempre fatores a serem considerados. Distribuir os produtos combinando o máximo de otimização do veículo e respeitando o acondicionamento e o tipo de produto pode evitar viagens desnecessárias.

 

Promover um carregamento balanceado também ajuda a evitar o desgaste do veículo, prolongando a vida útil da frota. O carregamento balanceado é fiscalizado através da ANTT na pesagem dos veículos,tanto na capacidade total como entre eixos. Além disso, é importante considerar o trajeto, a ordem da entrega e considerar a duração da viagem, assim como as próprias condições das estradas percorridas pelo motorista. 

 

Planejamento antes de tudo

 

Uma entrega feita de maneira eficiente e inteligente resulta em um consumidor final satisfeito. Esse planejamento começa bem antes do caminhão cair na estrada. Por exemplo, o uso de ferramentas de otimização permite que se tenha uma visão completa para identificar e facilitar a alocação de cargas nos caminhões. Assim, a própria equipe já sabe para onde cada grupo de mercadoria deve ir, evitando a perda de tempo e possíveis atrasos na entrega.

 

Cuidados na distribuição

 

Lembra do exemplo das sacolas no supermercado? No caso, o seu corpo é o seu veículo. E percorrer grandes distâncias com um lado mais pesado que o outro pode danificar seriamente a sua coluna. 

 

Quando for pensar na distribuição das cargas, lembre-se de não sobrecarregar os eixos. Ou seja, nada de pesar demais para um lado ou para o outro. Muita carga na frente ou atrás, por exemplo, pode impactar o equilíbrio do caminhão na hora da descarga. Então, equilíbrio é a chave.

 

Outra maneira inteligente de distribuir os materiais é dividi-lo por características. Isole produtos frágeis e preencha os materiais de tamanhos diferentes para que não sobre espaço entre eles. Assim, você evita que movimentos bruscos do caminhão movimentem os produtos dentro do caminhão. Aqui é importante também pensar esse processo a partir dos produtos maiores. Colocar móveis planejados, por exemplo, deitados dentro do caminhão evita que grandes cargas caiam por cima umas das outras.

 

A LOGBER leva os mais diferentes produtos há mais de 10 anos e por todo o Brasil. De delicados móveis planejados à pesadas máquinas industriais, temos os veículos certos e soluções personalizadas para cada tipo de carga, sempre com cuidado e atenção aos seus bens mais importantes. Acesse www.logber.com.br/ e conheça mais sobre os nossos serviços.

 
Voltar Quero fazer uma cotação